Acompanhamento de obra

Valorize seu dinheiro fazendo seu imóvel valer mais

Quando pensamos em construir um imóvel não tem como fugir de algumas etapas básicas, precisamos de um terreno, um projeto e depois vem a construção propriamente dita. 

Nessa primeira etapa normalmente ainda não foi contratado o profissional que desenvolverá o projeto, um arquiteto ou engenheiro, pois essa normalmente seria a etapa seguinte mas é ai onde podemos estar começando errado. 

Um lote que esta em posição desfavorável em relação ao sol custa o mesmo valor que outro de mesma metragem do outro lado da rua, e isso pode fazer toda a diferença na hora do projeto. 

Juntamente com o corretor de imóveis o arquiteto pode orientá-lo na melhor opção de compra do lote quando se trata de princípios da arquitetura (insolação, ventilação, possíveis vistas, construções existentes), a metragem útil do lote também é muito importante, os recuos estabelecidos pelas normas da prefeitura local e condomínios (quando for o caso) podem determinar a área útil a ser construída no caso de um imóvel que ira  utilizar apenas o pavimento térreo por exemplo.

Escolhido o terreno passa-se para a etapa de criação do projeto e é ai se pode errar novamente e como diz o velho ditado, começou errado...

O profissional ira desenvolver o projeto que se tornará um imóvel de valor considerado deve ser escolhido de forma cautelosa.

Vejo muita gente procurando preço na hora de desenvolver o  projeto e pode acabar investindo seu dinheiro de forma equivocada, ou seja, economiza-se no projeto e perde-se muito mais dinheiro lá na frente na valorização final independente do imóvel ser residencial, comercial, industrial, para venda, locação ou uso próprio, se o projeto for elaborado por um bom profissional o resultado pode ser bem diferente.

Temos que entender que não estamos comprando um produto de prateleira industrializado e sim um talento e normalmente os bons talentos não são os mais baratos pois são naturalmente mais valorizados, não que não possa existir exceções mas é bem mais difícil de se achar, também não quer dizer que tudo que custa mais é melhor, é preciso se analisar o profissional que esta contratando, ver seu portfólio e sua experiência e  tirar as próprias conclusões, o projeto custa entorno de 2% a 3% do valor da obra e as perdas de um projeto ruim pode facilmente ultrapassar os 30% do valor final do imóvel. 

Uma serie de outros fatores como mão de obra e materiais de qualidade, localização, posição do terreno, dentre outros também ajudam a valorizar o imóvel.

Veja abaixo cinco dicas na hora de construir seu imóvel para "evitar" erros futuros.

1 - Escolha um bom local para construir, converse com a vizinhança sobre possíveis alagamentos, assaltos no bairro, movimento de carros, barulhos rotineiros, etc...

2 - Envolva um arquiteto ou engenheiro já na compra do terreno pra que ele trabalhe em conjunto com o corretor de imóveis da sua confiança.

3 - Contrate um bom profissional arquiteto ou engenheiro para desenvolver seu projeto, veja o portfólio com os projetos que ele já fez, converse com os clientes para quem ele já trabalhou, pegue referências, veja se ele tem site e trabalhos publicados em redes sociais, normalmente os bons profissionais sempre divulgam
o seu trabalho, lembre-se que a economia de hoje pode ser a desvalorização muito maior do seu imóvel de amanhã se for o caso negocie o preço, forma de pagamento, peça algum bônus agregado ao projeto, sempre há uma negociação.

4 - Contrate um bom profissional para executar a mão de obra e trabalhar em conjunto com o arquiteto ou engenheiro (o restante vale os mesmos cuidados para o arquiteto).

5 - Trabalhe com materiais de qualidade e durabilidade na sua obra, eles vão garantir maior longevidade na hora da manutenção do seu imóvel.

Siga os passos acima e possivelmente terá sucesso no seu empreendimento garantindo a valorização do seu imóvel e do seu dinheiro.

Estúdio de Arquitetura - Arquijhow

Galeria

1